Psicologia em contexto pré-escolar
Gabinete de Psicologia
O psicólogo escolar faz parte de uma equipa multidisciplinar, onde docentes, não docentes, encarregados de educação e toda a comunidade educativa, colaboram no sentido de criar as condições favoráveis ao desenvolvimento pessoal, emocional e cognitivo das crianças.
A sua ação tem como objetivos promover e estimular um conjunto de capacidades individuais e institucionais que sejam facilitadoras da aprendizagem e do desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Desta forma, o Psicólogo na escola contribui para um desenvolvimento saudável, para o bem-estar físico e psicológico, para uma boa integração, para a prevenção de comportamentos discriminatórios, para a promoção de relações interpessoais positivas, para a redução de problemas psicoeducativos e para a inclusão de todos com as suas características individuais trabalhando numa estreita relação com o corpo docente e com a família.
Dentro do seu vasto campo de atuação, algumas funções são consideradas prioritárias no campo de ação:
Avaliações de desenvolvimento;
Desenvolvimento de um trabalho cooperado com os pais, educadores e outros agentes educativos;
Acompanhamento psicopedagógico;
Despiste e possível sinalização de problemas de desenvolvimento;
Articulação com as Equipas de Intervenção Precoce (SNIPI);
Promoção de estratégias que potenciem o desenvolvimento cognitivo (atenção, concentração, memória, perceção, raciocínio), afetivo-social (autonomia/ personalidade/ regras), emocional, psicomotor, comportamental e da linguagem;
Implementação de programas em grupo para a promoção de competências socioemocionais e de competências pré-académicas;